sábado, 11 de setembro de 2010

Enita VI

CACOAL RONDÔNIA  TERRA DOS SURUÍS

Itabira apontou na direção da estrada, cuja proximidade podia ser notada pelos ronco dos caminhões.
A cobra grande, Enita, é aquela estrada por onde você veio 'Br 364'. É a sucuri que passou pelo meio de nossas aldeias, engolindo nossos curumis, nossos jovens e velhos. Comeu tanto que resolveu dormir e ficar por aqui criando inumeros outros filhotinhos que se esparramam pela floresta esquadrinhando cada pedaço de chão. Itabira mostra um destes filhotinhos de terra batita. Aquele é o filhote que leva até o meu povo. Vou levar você para conhecer minha aldeia, disse.




Itabira é um grande chefe Suruí que tive a oportunidade de conhecer e de testemunhar sua tristeza por cada criança que morria afetadas por doenças antes inexistentes.


Autora Iracema forte Caingang
Todos os direitos reservados

9 comentários:

  1. Infelizmente as doenças são frutos do mundo. Bactérias, poluição, má alimentação, contaminação.
    Os índios sofrem mais, pois a assistência para eles é precária.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. So touching, dear Iracema, and so true! Life and customs changed forever, and for what? For the money that others will make, not caring about you!

    Roger

    ResponderExcluir
  3. Tem selos de presente pra você no meu blog
    http://ventosnaprimavera.blogspot.com
    passe lá e pegue, beijos

    ResponderExcluir
  4. Iracema, seu texto me lembra o meu "Flecha Dourada". Fortíssimo.
    Você já chegou a ver algum texto meu em algum jornal do Acre?
    Abraço do Amorim

    ResponderExcluir
  5. Oi Amorim
    Raramente leio jornais do Acre, mas gostaria de ler o teu Flecha Dourada. Onde encontro um exemplar?
    Tudo de bom
    MIL BEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Já tinha saudade de passar por aqui.
    Os teus escritos me dão vida...e tb de lutar pelas injustiças que proliferam à minha volta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor!
    Obrigada por seguir meu blog, seja bem-vinda ao meu cantinho de sossego e desassossego!
    Adorei seu blog e com certeza seguidamente irei fazer pouso aqui!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Muito triste, mas infelizmente é a realidade.
    Amo seus textos!
    Beijos, minha querida!

    ResponderExcluir
  9. Vírus e bactérias proliferam, mais doenças aparecem. Lamento que não haja um Serviço de Saúde para todos.

    ResponderExcluir